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Segurança nas Vendas
Dicas e Procedimentos para Vender com Segurança
Sempre que um cliente apresentar um cartão MasterCard® ou Visa para
pagamento, sua equipe deve seguir os seguintes passos:
1. Observe os aspectos gerais do cartão. Ele não deve apresentar
rasuras, quebras, colagens, ou qualquer outro tipo de alteração.
Desta forma, você evita aceitar cartões com risco de serem adulterados,
falsificados ou descartados pelo portador.
2. Examine a data de validade. O cartão jamais deve ser aceito
com data de validade expirada.
3. Observe a tarja magnética. A tarja magnética no verso do
cartão deve aparentar integridade e ter aparência lisa, sem sinais de
adulteração.
4. Caso o cartão não esteja assinado. Siga os seguintes
procedimentos:
I) Retenha o cartão e solicite que o portador apresente
um documento de identidade para a conferência do nome do portador
impresso no cartão, contra o nome informado no documento de identidade.
II) Caso o portador não disponha de documento de identidade
com assinatura, devolva o cartão ao portador e informe que não será
possível concluir a venda com pagamento pelo cartão apresentado.
III) Caso o nome no documento de identidade não seja o
mesmo do cartão, devolva o documento de identidade e informe que não
será possível concluir a venda.
Informe o caso na Central de Relacionamento.
IV) Caso o portador apresente documento de identidade e o
nome seja válido, retenha o documento de identidade e solicite que o
portador assine o verso do cartão. Em seguida você deverá conferir a
assinatura do verso do cartão, contra a assinatura do documento de
identidade. Caso a assinatura do cartão não confira, devolva o
documento de identidade ao portador e informe que não será possível
concluir a venda. Informe o caso na Central de Relacionamento.
5. Compare assinaturas. O verso do cartão deve estar assinado e
a assinatura deve ser similar àquela colocada no comprovante de venda.
Observe se a assinatura do cartão não foi decalcada, rasurada ou
alterada de maneira suspeita. Segure o cartão do cliente até que a
transação seja concluída e nunca aceite comprovantes pré-impressos
ou pré-assinados.
6. Compare os dados impressos no comprovante de venda com os dados
informados no cartão.
O nome do portador deve ser o mesmo no comprovante de venda e no cartão.
Os dígitos do número do cartão impressos no comprovante de venda
(parte do número não é impressa por segurança) também devem corresponder
aos respectivos dígitos do número impresso no cartão. Caso estes dados
não confiram, devolva o cartão ao portador e informe que não foi
possível concluir a transação, pois os dados do cartão e do comprovante
de venda não conferem. Em seguida, cancele a transação. Você deverá
informar o caso na Central de Relacionamento. Desta forma, você evita
aceitar cartões com evidência de tarja magnética falsificada.
7. Familiarize-se com o design dos cartões. As bandeiras
recentemente implementaram um cartão sem alto-relevo. Eles não têm
números gravados em relevo, mas termo-impressos. Portanto não podem ser
passados em máquinas de decalque. A marca por trás deles
é a mesma. A diferença é que seu estabelecimento deve possuir,
necessariamente, um terminal eletrônico para aceitar esses cartões.
8. Para transações realizadas com cartões com pedido de senha,
não é necessária a assinatura do comprovante de venda: o cliente digita
somente a senha pessoal (PIN) do cartão. Cartões com chip e cartões de
débito geralmente solicitam senha no pedido de autorização.
9. Sempre utilize a validação do Chip quando o cartão possuir
Chip. Evite passar a tarja magnética do cartão com Chip na
leitora de tarja. Caso faça isso, cancele a operação e faça a
validação do Chip normalmente. Apenas utilize a tarja magnética de
cartões com Chip, como contingência, quando não for possível a validação
do Chip, seja por defeito do terminal ou do cartão.
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