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Segurança nas Vendas

Dicas e Procedimentos para Vender com Segurança
Sempre que um cliente apresentar um cartão MasterCard® ou Visa para pagamento, sua equipe deve seguir os seguintes passos:

1. Observe os aspectos gerais do cartão. Ele não deve apresentar rasuras, quebras, colagens, ou qualquer outro tipo de alteração. Desta forma, você evita aceitar cartões com risco de serem adulterados, falsificados ou descartados pelo portador.

2. Examine a data de validade. O cartão jamais deve ser aceito com data de validade expirada.

3. Observe a tarja magnética. A tarja magnética no verso do cartão deve aparentar integridade e ter aparência lisa, sem sinais de adulteração.

4. Caso o cartão não esteja assinado. Siga os seguintes procedimentos:
   I) Retenha o cartão e solicite que o portador apresente um documento de identidade para a conferência do nome do portador impresso no cartão, contra o nome informado no documento de identidade.
   II) Caso o portador não disponha de documento de identidade com assinatura, devolva o cartão ao portador e informe que não será possível concluir a venda com pagamento pelo cartão apresentado.
   III) Caso o nome no documento de identidade não seja o mesmo do cartão, devolva o documento de identidade e informe que não será possível concluir a venda. Informe o caso na Central de Relacionamento.
   IV) Caso o portador apresente documento de identidade e o nome seja válido, retenha o documento de identidade e solicite que o portador assine o verso do cartão. Em seguida você deverá conferir a assinatura do verso do cartão, contra a assinatura do documento de identidade. Caso a assinatura do cartão não confira, devolva o documento de identidade ao portador e informe que não será possível concluir a venda. Informe o caso na Central de Relacionamento.

5. Compare assinaturas. O verso do cartão deve estar assinado e a assinatura deve ser similar àquela colocada no comprovante de venda. Observe se a assinatura do cartão não foi decalcada, rasurada ou alterada de maneira suspeita. Segure o cartão do cliente até que a transação seja concluída e nunca aceite comprovantes pré-impressos ou pré-assinados.

6. Compare os dados impressos no comprovante de venda com os dados informados no cartão. O nome do portador deve ser o mesmo no comprovante de venda e no cartão. Os dígitos do número do cartão impressos no comprovante de venda (parte do número não é impressa por segurança) também devem corresponder aos respectivos dígitos do número impresso no cartão. Caso estes dados não confiram, devolva o cartão ao portador e informe que não foi possível concluir a transação, pois os dados do cartão e do comprovante de venda não conferem. Em seguida, cancele a transação. Você deverá informar o caso na Central de Relacionamento. Desta forma, você evita aceitar cartões com evidência de tarja magnética falsificada.

7. Familiarize-se com o design dos cartões. As bandeiras recentemente implementaram um cartão sem alto-relevo. Eles não têm números gravados em relevo, mas termo-impressos. Portanto não podem ser passados em máquinas de decalque. A marca por trás deles é a mesma. A diferença é que seu estabelecimento deve possuir, necessariamente, um terminal eletrônico para aceitar esses cartões.

8. Para transações realizadas com cartões com pedido de senha, não é necessária a assinatura do comprovante de venda: o cliente digita somente a senha pessoal (PIN) do cartão. Cartões com chip e cartões de débito geralmente solicitam senha no pedido de autorização.

9. Sempre utilize a validação do Chip quando o cartão possuir Chip. Evite passar a tarja magnética do cartão com Chip na leitora de tarja. Caso faça isso, cancele a operação e faça a validação do Chip normalmente. Apenas utilize a tarja magnética de cartões com Chip, como contingência, quando não for possível a validação do Chip, seja por defeito do terminal ou do cartão.

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